Informações sobre Dons Espirituais

Texto Áureo: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” I Co. 12: 4

       Paulo afirma que essa diversidade de dons sempre virá da mesma fonte e da mesma direção.  Deus sempre estará no comando de tudo.  Ele sempre observará o desejo da igreja e de cada crente para executar a Sua obra, e na medida da necessidade e do Seu querer e propósito, Ele distribuirá os Seus dons a cada um para o que for útil. Portanto Dom Espiritual é um presente concedido pela graça de Deus, que auxilia no crescimento, no amadurecimento e desenvolvimento do corpo de Cristo.

 

1. Quantos e quais são os dons do Espírito.  I Co. 12:8-10

A igreja é alimentada e fortalecida por nove dons do Espírito.

Para facilitar a nossa compreensão eles podem ser classificados da seguinte forma:

Dons de revelação, Palavra da SABEDORIA, palavra da CIÊNCIA e DISCERNIR os espíritos.

Dons de Poder, Dons da fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.

Dons de Inspiração – Profecias, Variedade de línguas, Interpretação das línguas.

2. Que recomendações importantes temos a cerca dos dons espirituais.  I Co. 12: 1 e I Co. 14: 12

O crente que deseja ser usado e agraciado com os dons espirituais precisam saber que terão que estudar bastante a palavra de Deus.  Ninguém chega ao topo de um alto monte, sem fazer um grande planejamento prévio.  Outro fator importante na busca dos dons está relacionado com o desejo de ter uma vida consagrada e dedicada ao querer de Deus.  Mas o resultado é muito bom e gratificante.

 

3. Qual a diferença da pessoa que tem  dom natural e a pessoa que tem o dom espiritual.  I Co. 2: 14-15

O dom natural, ainda que também possa ter origem no querer de Deus, é aquele que pode ser adquirido ou desenvolvido e aperfeiçoado pela habilidade humana.  Os dons espirituais não procedem do homem e não podem ser desenvolvidos ou aperfeiçoados pelo homem.  O dom natural pode ser visto como talento que é uma habilidade que alguém desenvolve muito bem com naturalidade.  O dom espiritual é dado ao crente, por Deus, para aquilo que Ele achar que for útil para a igreja. O dom espiritual não é dado a uma organização ou empresa, como algumas pessoas, talvez até com boa fé pensam, portanto, hospitais e escolas não aplicam dos espirituais e sim, dons naturais que podem ser adquiridos e aperfeiçoados pelos seres humanos.

4.– Como será o caminhar do crente e da igreja que cuidadosamente busca os dons Espirituais. I Co. 12: 31

O texto relata a importância do cuidado quanto a busca dos dons, deve ser pautado em todos os princípios bíblicos. Contudo aponta para um futuro próspero, abençoado quando essa busca é realizada com zelo.  A pessoa não pode usar de suas próprias palavras, dos seus próprios interesses, ou quaisquer outras finalidades que não sejam diretamente pelo querer do Espírito Santo.

 

5. Que outros ministérios, também auxiliam no aperfeiçoamento do corpo de Cristo. Ef. 4: 11-13

Esses ministérios também são dons concedidos por Cristo, porém com uma diferença dos nove dons espirituais. Eles são distribuídos na medida do crescimento e amadurecimento do crente, ou seja, também depende da pessoa, é preciso esforço e dedicação dos candidatos, sempre visando à edificação da igreja.  As separações e indicações serão feitas pelo ministério eclesiástico através de orações e jejuns. 

Nota. Os profetas desse caso são os pregadores, conferencistas que falam inspirados por Deus.

6. Quais qualidades deverá buscar o crente que deseja obter os dons espirituais. Rm. 12: 1-2, 9-12

Romanos 12, apresenta um bom perfil da pessoa que Deus quer usar.  Muitos pensam: Ele usa quem Ele quer, e é verdade, mas Jesus também disse que precisamos dar bons frutos, porque é pelos frutos que se conhece a árvore.  Deus pode usar até um animal para confirmar seus propósitos, porém, sabemos que, quando o instrumento usado é uma pessoa fiel, há mais respeito e reconhecimento das outras pessoas.  Vamos honrar e engrandecer o nome de Cristo.

PROCURAI COM ZELO OS MELHORES DONS ESPIRITUAIS, PROCURAI ABUNDAR NELES, PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA, E NÃO PROIBAIS FALAR LÍNGUAS.

FAÇA TUDO DECENTEMENTE E COM ORDEM