Conhecendo o Dom de Profecia

Texto Áureo: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pe. 1:21

       A palavra profeta vinda do grego tem o sentido de: “falar em nome de Deus” e no hebraico, nabi, significa “chamado por Deus”. Assim sendo, profeta é aquele que é pois é a capacidade sobrenatural do homem falar com Deus em mistério, de modo que homem nenhum entende. A profecia pode se relacionar com o passado, o presente e o futuro, ela é dada por Deus aos seres humanos, e pode ser enviada a uma pessoa, como também ao mundo inteiro, e serve para edificação, exortação e consolação.  No tempo antigo os escolhidos por Deus para profetas eram tidos como “proprietários do dom” e preparados para exercerem o oficio ou ministério profético e transmitirem os recados de Deus, mas a partir do pentecostes, o profeta passou a ser visto como o instrumento humano que Deus usa, quando Ele quer e para aquilo que for útil, deixando a certeza de não existir mais o ofício de profeta e a suposta imagem de dono do dom.

 

1. O que Deus espera que seja o dever do profeta? Ex. 4:10-16

O profeta precisa ser a boca de Deus, e falar somente o que lhe for dito.

ASSIM DIZ O ESPÍRITO SANTO.

2. Cite alguns meios de comunicação usados por Deus para transmissões das mensagens aos profetas. II Sm. 9: 15-17, At. 13: 1-2, e At. 21: 8-14

Por Revelação, falando diretamente, e falando por referência, ilustrações e símbolos.

 

3. Como o profeta Joel e os apóstolos Pedro e Paulo demonstraram que houve modificação nas ações dos profetas após o dia do cumprimento do Pentecostes? Jl. 2: 28, At. 2: 15-18, I Co. 12: 7 e 11 e I Co. 14:31.

OS VOSSOS FILHOS E AS VOSSAS FILHAS.

A profecia de Joel, que Pedro disse que estava se cumprindo no dia de Pentecostes faz menção que os filhos de Israel (povo de Deus) passariam a profetizar.  E Paulo disse que todos poderiam profetizar e que Deus usa cada um como Ele quer e da forma que Ele achar útil.  A principal diferença em relação ao sistema antigo é que os crentes eu são usados por Deus na atualidade não são profetas oficiais e sim instrumentos usados por Deus, no entanto, quando são usados podem ser chamados de profetas.

4.Qual a diferença entre o que profetiza e o que fala em línguas estranhas? I Co. 14: 2-5

O que profetiza edifica a igreja e fala aos homens para edificação, exortação e consolação, e o que fala línguas fala somente a Deus e edifica a si mesmo.  Não havendo intérprete, o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas.

 

5. Como se entende a expressão ”...o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”?  Ap. 19: 10

Em momento algum na bíblia a expressão “espírito de profecia” se refere exclusivamente a uma pessoa, e é bom que saibamos que qualquer pessoa que Deus quiser usar para profetizar precisa zelar por sua missão, pois como já foi dito na introdução, o profeta é chamado por Deus para falar aos homens em nome Dele, e quando ele cumpre o seu papel falando somente o que Deus mandou, aí sim ele está dando e vivendo o testemunho de Jesus que foi verdadeiro e não falou de si mesmo mas do Pai.  O profeta não pode ter medo e esconder ou abafar a mensagem divina, nem tão pouco pode dar a mensagem com erros, pois quando isso acontece ele deixa de ter o espírito de profecia. Quando alguém tenta mudar o sentido verdadeiro da expressão usada pelo anjo o texto de apocalipse em destaque, também, já está torcendo o espírito de profecia.

6. Que cuidado devemos tomar ao ouvirmos alguém profetizando? I Jo. 4: 1

A profecia quando é de Deus edifica e faz muito bem para a igreja, mas se torna uma arma perigosa e mortal quando o homem fala em desacordo com a bíblia, ou fala de si mesmo ou faz acréscimo por conta própria.  O dever de cada crente e da igreja, é ficar como o sinal alerta ligado para confirmar se tudo está  de acordo com a palavra de Deus.

7. Comente os textos proféticos acerca do derramamento do poder no batismo como Espírito Santo. Pv. 1: 23, Is. 44: 3 e Jl. 2: 28-30

Veja que os dons de falar em línguas, de profetizar e as operações de milagres e maravilhas foram anunciados pelos profetas muito antes do tempo do seu cumprimento e continuarão até a vinda do Senhor.  Creia e busque o poder do alto e rios de água viva correrão do seu ventre.