top of page

Imposição das Mãos na Unção com o Espírito

Texto Áureo: :" E muitos sinais eprodígios eram feitosentre o povo pelasmãos dos apóstolos.E estavamtodos unanimementeno alpendre deSalomão."At.5:12.

       A imposição de mãos é uma prática permitida por Deus e, que sendo bem empregada, traz muitos benefícios, tanto para quem impõe como também para quem recebe a imposição. É sabido que o inimigo tem procurado imitar essa prática divina, o seu propósito sempre foi procurar confundir ou desestimular a busca pelas coisas boas de Deus, portanto devemos apenas, tomar os cuidados devidos na hora de impor ou receber a imposição das mãos. Jesus operou através da imposição das mãos, os discípulos também ministraram muitos sinais e prodígios impondo suas mãos. Vamos estudar com zelo e carinho essa importante prática bíblica.

 

1. Que dupla operação de poder através de imposição das mãos ocorreu na vida de Paulo?At.9:17-18.

 Sabe por que Paulo recobrou a visão e foi cheio do Espírito Santo ao receber a visita de Ananias para lhe impor as mãos? Porque o Senhor pela onisciência havia visto que ele estava se propondo para levar o nome de Jesus Cristo diante dos gentios, e dos reis e dos filhos d’Israel e porque o Senhor estava disposto a mostrar para Paulo o quanto era importante padecer e trabalhar para exaltar o nome Dele. Cada pessoa que se propuser a levar e padecer pelo nome de Cristo, nos nossos dias, também poderá ser agraciada com a unção do Espírito.

 “Quero ser um vaso de bênção. Sim, um vaso escolhido de Deus.”

 

2. Timóteo tinha um dom espiritual. Por qual meio ele recebeu? I Tm.4:14 e II Tm.1:6.

É claro que nesse caso a imposição das mãos fora feita sobre orientação do Espírito Santo, sabemos que o dom espiritual é dado a cada um como Ele quer e para o que for útil à igreja. Por isso Paulo advertiu os líderes para não impor as mãos precipitadamente sobre alguém I Tm.5:22. É muito perigoso consagrar uma pessoa sem que ela esteja preparada e convertida para ajudar em tudo na obra de Deus. Lembra daquela história do jovem rico que quando Jesus lhe disse para desapegar do amor ao dinheiro, e ele virou as costas e desistiu de segui-Lo? A igreja precisa de gente que se proponha seguir Jesus com o coração aberto para obedecê-Lo em tudo.

“Toma o meu coração Jesus”. “Lava o meu coração Jesus”.

 

3. Jesus operou impondo as mãos? Mc.6:5, Mc.1:40-42, Mc.8:23-25, Lc.4:40 e Lc.13:11-13.

A bíblia está repleta de exemplos deixados por Jesus; curas obtidas pelaimposição das mãos, no entanto, quem efetua a cura é Deus, e a Ele devemos dar toda honra e toda glória.

 

4.Por qual meio as pessoas são consagradas ou separadas para o ministério? At.6:1-6 e At.13:1-4. Tt.1:5

Os diáconos foram separados para servir na igreja por meio da imposição das mãos. Barnabé e Saulo também foram separados para a obra ministerial pela imposição das mãos e na carta de Paulo a Tito ele orienta-o a estabelecer presbíteros de cidade em cidade, o que subentende que fosse por imposição das mãos pelo fatode Paulo ter sido consagrado por esse mesmo método

 

5. O que entendemos no termo, “orem sobre ele” e comente o texto? Tg.5:14-15

É claro que o texto está orientando para impor as mãos sobre o enfermo para que a doença seja curada em nome de Jesus.

 

6. Por qual meio o crente fiel pode receber o batismo com Espírito Santo? At.8:14-17.

Nos casos ocorridos no dia de pentecostes e também na casa de Cornélio o batismo com Espírito Santo aconteceu espontaneamente, ou seja, por meio da oração ou pela pregação da palavra de Deus. Agora em Samaria o texto fala que eles receberam pela imposição das mãos. De que maneira você acha que foi mais vibrante? Você está buscando também? Quer ter ousadia e coragem na obra de Deus?

7. Quem também recebeu poder e unção do alto pela imposição das mãos? At.19:1-6.

Eles eram uns doze varões que também eram discípulos e já tinham recebido o batismo de João (nas águas). Porém eles ainda não haviam ouvido falar sobre o Espírito Santo. Quando Paulo falou para eles, logo creram, e o próprio Espírito orientou para que Paulo impusesse as mãos sobre eles para que, também recebessem o outro batismo da promessa, e quando o fato ocorreu, eles falaram línguas e profetizaram. Você que só é batizado nas águas, não deixe de buscar o batismo com Espírito Santo, você irá ver e sentir como multiplicará a unção de Deus em sua vida.

bottom of page